Helcio Tokeshi é CEO da CLI, além de Managing Director e Chief Economist na IG4 Capital. Antes de se juntar à IG4, ele atuou como Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo (2016-2018). Antes disso, foi Sócio na GP Investimentos (2014-2016), onde atuava com foco em investimentos em infraestrutura.
Antes da GP Investimentos, ele foi Managing Director na EBP (Estruturadora Brasileira de Projetos), uma empresa dedicada a projetar, estruturar e implementar projetos de infraestrutura em parceria com o BNDES e o governo brasileiro (2009-2013). Antes da EBP, Helcio trabalhou na McKinsey, começando como Associate e progredindo até o cargo de Associate Principal (1999-2004 & 2006-2008). Adicionalmente, ele atuou como Secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (2004-2006) e trabalhou como Economista do Banco Mundial em Washington, D.C. (1997-1999).
Helcio é bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo, mestre em Economia pela Universidade de Campinas (UNICAMP) e realizou estudos doutorais na University of California, Berkeley.
Luis Neves é Chief Operating Officer (COO) na CLI Sul. Com mais de 30 anos de experiência profissional em diversas empresas dos ramos de alimentos, agronegócios e de transporte, Luis ocupou funções relevantes em grandes empresas como Bunge, CHS e Rumo Logística, tendo também fundado e gerido empresa própria de consultoria e de desenvolvimento de negócios.
Luis é natural de Niterói/RJ, é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem Especialização em Industrias de Cereais pela ENSMIC/França e MBA pela BSP/SP.
Marcos Pepe Bertoni é Chief Operating Officer (COO) na CLI Norte, Membro do Conselho de Administração do Tegram - Terminal de Grãos do Maranhão e atua há 12 anos no agronegócio. Antes da CLI, Pepe trabalhou no grupo Cantagalo General Grains por 4 anos como Chief Operating Officer e na Nidera Sementes Ltda por 7 anos como Head of Operations, HSE and Projects. Pepe é administrador de empresas pela Universidade Paulista - UNIP com cursos de Contabilidade Financeira e Turnaround Management pela Fundação Getúlio Vargas.
Gabriel Motta é o CFO da CLI. Com mais de 20 anos de experiência profissional em diversos setores da economia, Gabriel passou por grandes empresas, como El Paso Petróleo, Louis Dreyfus Comodities, Telefônica-Vivo, Gol Linhas Aéreas, InterCement Brasil e Portugal, e mais recentemente Alpargatas.
Suas vivências abrangem atuações em Planejamento Estratégico, Fusões e Aquisições, Tesouraria e Relações com Investidores. Nos últimos anos. liderou importantes capitações que ultrapassaram R$10 bi através de operações no mercado de capitais.
Gabriel é natural do Rio de Janeiro, formado em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ e tem um MBA em Finanças Corporativas pela FGV-SP.
Cristiana Lunardi é Head de IT da CLI. Formada em processamento de dados pela Fatec, MBA de Gestão de Operação Portuária pela USP, pós graduada em Gestão Empresarial pela FGV e certificação internacional em Management pela Embry Riddle. Mais de 15 anos de experiência com Gerenciamento de projetos de grande porte no business de Logistica, Aviação e Energia. Principais atuações: Lider do plano estrategico e profissionalização da empresa Mesquita S/A, Gerente fundadora de soluções de tecnologia da Azul linhas Aereas conduzindo sistemas de aeroportos, site, programa de fidelidade e cargas alem de responder por 2 anos pela area de Governança de TI. No ramo de energia foi responsável pela remodelagem do sistema de vendas, da Sices Solar e atuou, no ultimo ano, como Diretora de Tecnologia e Operações na Sol Copernico.
Marianna Laranjeira é Head ESG e Integridade da CLI. Advogada com atuação empresarial nas áreas consultiva e contenciosa e membro inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil e em Portugal, possui experiência nas áreas jurídica, M&A, compliance e sustentabilidade. Antes de integrar o time CLI, exerceu cargos de consultoria e liderança em empresas dos setores do Agronegócio, Logística, Construção Civil e Varejo.
Marianna é formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, pós-graduada em Direito Ambiental e Urbanístico pelo Instituto Luiz Flávio Gomes e mestre em Ciências Jurídico-Forenses pela Universidade de Coimbra, em Portugal.
Mauro Finatti é diretor jurídico da CLI. Antes de se juntar à empresa, foi sócio da área de fusões e aquisições do escritório Vieira Rezende Advogados. Antes disso, foi sócio da Stratus, uma gestora de private equity, com experiência em M&A, governança corporativa, juridico, regulatório e compliance.
Mauro iniciou sua carreira em 1992, no escritório Pinheiro Neto Advogados. Atuou como advogado interno da Bolsa de Valores de São Paulo (hoje B3), foi visiting attorney no escritório Gibson Dunn, em Nova York e trabalhou em uma empresa farmacêutica liderando seu processo de venda para uma multinacional.
Mauro é formado em Direito pela USP, tem um LL.M. pela University of Chicago Law School (EUA) e um MBA Executivo pela FGV-SP, sendo autorizado a praticar Direito no Brasil e no estado de Nova York, EUA.
Managing Director, Head do Macquarie Asset Management no Brasil.
No Macquarie desde 2014, baseado em São Paulo, Fernando é responsável pelo Macquarie Asset Management (MAM) no Brasil, liderando as atividades de investimento e gestão de portfólio no país.
Antes de ingressar no Macquarie, Fernando passou por consultoria estratégica, governo e private equity, tendo trabalhado por diversos anos na Votorantim Cimentos, inicialmente como Head Global de M&A e, posteriormente, como Diretor responsável pela unidade de negócios de Agregados, líder em seu setor no país.
Fernando preside os Conselhos de Administração da CLI e da VSZ (geração eólica e solar), e é membro do Conselho de Administração da Solví (líder nacional em gestão de resíduos sólidos). Em cooperação com a Fundação Macquarie, ajudou a estruturar o primeiro grant da Fundação no Brasil, apoiando o Instituto Four, organização dedicada ao desenvolvimento de jovens lideranças em diversas regiões do país.
É bacharel em economia pela University of Notre Dame, onde também ocupa a cadeira latino-americana do Alumni Board da instituição, e Mestre em Políticas Públicas pela Duke University.
Gustavo Buffara é Co-Fundador, Managing Partner, CFO e Co-CIO da IG4 Capital.
Gustavo atua como Vice-Presidente do Conselho de Administração, Coordenador do Comitê de Investimentos e membro do Comitê de Auditoria da Iguá Saneamento S.A., uma das maiores plataformas privadas do setor de saneamento no Brasil, desde 2017; também coordenou o Comitê de Pessoas entre 2017 e 2022, período de estruturação e expansão da companhia.
Gustavo também atua, desde 2021, como Vice-Presidente do Conselho de Administração e membro do Comitê de Investimentos e Estratégia da Aenza, uma empresa líder em Concessões e Infraestrutura, listada na Bolsa de Lima e com ADRs na NYSE e com presença no Peru, Chile e Colômbia. Gustavo também é membro do Conselho da OPY Health e da CLI, desde suas fundações em 2020 – ambas companhias de portfólio da IG4 Capital.
Antes de fundar a IG4, ele atuou como Managing Director da RK Partners, uma empresa de consultoria especializada em reestruturação de dívidas e recuperação operacional, e como Diretor Adjunto da GP Investments. Durante sua gestão na GP Investments, de 2012 a 2016, Gustavo foi responsável por investimentos nos setores de infraestrutura e telecomunicações no Brasil. Ele também fez parte da equipe inicial da GP Investments envolvida na transação da BR Towers, responsável por estruturar e executar o plano de 100 dias com executivos estatutários. Anteriormente, ele foi Consultor Sênior na Bain and Company em São Paulo, conduzindo projetos de estratégia para multinacionais em diferentes setores, incluindo serviços financeiros, cartões de crédito e débito, seguros, companhias aéreas e petróleo e gás. Nessa função, ele liderou projetos no Brasil, Chile e África (2010-2012). Gustavo iniciou sua carreira na Telefónica, onde atuou de 2004 a 2010 como executivo nas áreas de Planejamento, M&A e Estratégia Regulatória. Entre 2008 e 2009, também atuou temporariamente como parte da equipe do COO Global do Grupo na Espanha.
Gustavo possui MBA pelo IMD na Suíça e bacharelado em Administração Pública pela EAESP-Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Paulo Mattos é Co-Fundador, Managing Partner e CEO da IG4 Capital, uma empresa de investimentos alternativos focada em oportunidades especiais em Mercados Emergentes.
Antes de fundar a IG4 Capital, Paulo Mattos foi Sócio da RK Partners, empresa de consultoria especializada em reestruturação de dívidas e turnarounds operacionais, e Managing Director da GP Investments, uma empresa líder em investimentos alternativos na América Latina.
Na GP Investments, Paulo foi o Head de Investimentos em Infraestrutura e Telecomunicações e fez parte do Comitê de Investimentos (2012-2016). Foi co-fundador da BR Towers S.A., a primeira grande empresa brasileira independente de torres de celular, onde exerceu o cargo de Presidente do Conselho de Administração (2012-2014).
Antes de se juntar à GP Investments, Paulo foi Vice-Presidente Executivo de Estratégia Empresarial, Wholesale e Regulamentação na Oi S.A (2009-2012), uma empresa listada de telecomunicações. Enquanto esteve na Oi, integrou o Comitê Executivo, o Comitê de Risco Financeiro e o Comitê de Operações. Paulo também trabalhou no Banco Brasileiro de Desenvolvimento, BNDES, como Diretor Superintendente, além de ser membro do Comitê de Crédito e Investimento e Head do Comitê Gerencial (2007-2009).
Atualmente, Paulo é o Chairman da Iguá Saneamento S.A. (2017-), uma das principais empresas privadas de água e saneamento no Brasil, e membro do Conselho de Administração da OPY Health S.A. (2019-), uma empresa de saúde que fornece infraestrutura e logística para hospitais e operadores de serviços médicos, na qual a IG4 Capital é a acionista controladora. É também membro do Conselho de Administração da CLI - Corredor Logística e Infraestrutura S.A. (2022-), uma das maiores operadoras independentes de terminais portuários para o agronegócio brasileiro, onde a IG4 Capital é co-controladora juntamente com o Grupo Macquarie.
Também tem estado ativo em investimentos em venture capital por intermédio de plataformas de capital proprietário em telecomunicações, deep tech e inovações sustentáveis.
Paulo tem um J.D. e um Ph.D. em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), foi Fulbright Visiting Scholar na Universidade de Yale e é Visiting Fellow no King's College London. É membro permanente do Conselho de Administração do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento - CEBRAP e antigo professor associado da Fundação Getulio Vargas - FGV, think-tanks em políticas públicas e administração de empresas.
Sonia Zagury é Conselheira Independente da CLI. Executiva com mais de 20 anos de experiência em Finanças, foi Diretora da área na VALE por cerca de 10 anos (2008-2018), tendo larga experiência em financiamentos nos mercados domésticos e internacional, planejamento financeiro, tesouraria, gestão de riscos, derivativos, seguros e finanças corporativas. Durante sua gestão, coordenou operações relevantes de emissão de dívida, ações e operações estruturadas, além de ter participado de transações de M&A, tendo sob sua gestão uma equipe internacional. Atuou de 2018 a 2021 como Diretora de Desenvolvimento de Novos Negócios na Vale, com foco em projetos com conteúdo ESG.
Durante sua carreira de mais de 29 anos na Vale, teve a oportunidade de ser Conselheira de diversas investidas da empresa, públicas e privadas, tais como a VALIA (Fundo de Pensão (2019-2021), Vale Fertilizantes (2010-2013), Companhia Siderúrgica do Atlântico (2012) e Log-In (2011-2013). Mais recentemente, Sonia atuou como Conselheira do Steamship Insurance Management Services (2016-2023), e como Presidente do Conselho da Companhia Siderúrgica do Pecém (2017-2023).
Sonia atua desde dezembro de 2021 como Conselheira Independente da G Mining Ventures, empresa pública listada no Canadá, e que desenvolve um projeto de ouro no Norte do Brasil. É membro dos seus Comitês de Auditoria, de Saúde e Segurança, além de ser Coordenadora do Comitê de ESG.
Sonia é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é Mestre em Economia pela PUC-RJ, e Especialista em Gestão pela Fundação Dom Cabral.
Thomas é Vice Presidente Senior na equipe do Macquarie Asset Management (MAM) no Brasil, com base em São Paulo. Sua função inclui a originação e execução de novas transações no setor de infraestrutura, além da gestão dos investimentos do MAM no Brasil.
Antes de se mudar para São Paulo em 2014, Thomas trabalhou em Sydney, focando em investimentos e gestão de ativos no setor de transporte/infraestrutura.
Previamente ao seu ingresso na Macquarie e durante seus estudos universitários, ele trabalhou na área de contencioso tributário no renomado escritório de advocacia Clayton Utz, na Austrália.
Atualmente, Thomas representa o Macquarie no Conselho de Administração da CLI e da subsidiária EPSA (terminais no Porto de Santos, com 80% detidos pela CLI e 20% pela Rumo). Além disso, ele é membro do comitê de investimentos da Solví, líder nacional em gestão de resíduos sólidos.
Thomas é bacharel em direito e administração (finanças) pela University of Technology Sydney.