A 3ª edição do evento Diálogos da Soja Sustentável para o Corredor do Itaqui reuniu, nos dias 3 e 4 de dezembro, mais de 100 pessoas entre especialistas, produtores e representantes da cadeia da soja para debater desafios e melhores práticas em sustentabilidade na região do Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
A programação incluiu painéis temáticos e debates com especialistas em meio ambiente, oferecendo uma plataforma para que produtores e empresas da região se aprofundem em práticas agrícolas inovadoras e ecológicas, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável no agronegócio.
Realizado em São Luís (MA), o encontro destacou temas como descarbonização, incentivos financeiros e certificação de produtos agrícolas, com foco na redução dos impactos ambientais causados pelo cultivo da soja, uma das principais atividades econômicas da região.
O evento foi organizado pela agência alemã de cooperação técnica GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH), RTRS (Round Table on Responsible Soy Association), CLI (Corredor Logística e Infraestrutura), e IDH, que se uniu especialmente para essa edição.